quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dicas de memorização rápida

A memória é uma capacidade mental muito necessária para diversas atividades que as pessoas exercem no dia a dia. Quantas vezes nós simplesmente nos deslocamos de um cômodo da casa para outro e esquecemos o que íamos fazer, esquecemos o que íamos comprar no supermercado ou mesmo o nome daquele filme. Falaremos aqui a respeito de técnicas de memorização.

 Métodos simples ajudam muito na hora de memorizar 
Uma técnica bastante utilizada consiste em associar as informações que devem ser memorizadas de maneira criativa. Quanto mais associações criadas, mais fácil lembrar a informação. A memória tem dificuldade em registrar os dados isoladamente, sem associar as outras informações.

As pessoas conseguem memorizar mais facilmente informações que não as cobram intelectualmente que vão diretamente para o subconsciente, ou seja, se a pessoa ficar muito preocupada em memorizar a informação será mais difícil memorizá-la.

A memória estabelece uma relação importante com o sistema límbico (que controla a maioria das emoções). Por isso, temos mais facilidade em lembrar coisas que tiveram importância em nossa vida e dificuldade em lembrar coisas que não importam, é interessante depositar emoções nas informações que deseja lembrar, pois ela virá mais facilmente à sua mente.

Outra dica para memorizar é envolver mais de um sentido no processo de memorização. Se precisar decorar o texto, se possível leia o mesmo em voz alta. Assim, estará utilizando ao mesmo tempo a visão e a audição.

Se os métodos acima falharem miseravelmente, você sempre poderá apelar para a repetição. Existem muitas informações que aprendemos através da repetição, tais como o alfabeto, a tabuada, operações matemáticas gerais, etc. Quanto mais repetimos uma informação mais ela se fixa no nosso subconsciente.

Uma forma de mostrar bem como o processo de repetição funciona é o ato de dirigir. Quando começamos a dirigir, prestamos atenção em cada detalhe: a pressão do pé sobre a embreagem, sobre o acelerador e a mudança das marchas. Com o tempo e a repetição destes gestos, a pessoa passa a agir no automático e não fica mais prestando atenção em cada detalhe do mecanismo de dirigir, pois o seu subconsciente aprendeu exatamente como agir.


Existem três causas que podem prejudicar a memorização:

  1. O estresse: devido medo, ansiedade ou excesso de cobrança;
  2. A baixa autoestima: devido excesso de críticas ao seu desempenho, seja na escola, ou no trabalho;
  3. Desinteresse;
Por isso, anime-se. Pois, não existindo estresse, baixa autoestima ou desinteresse pelo assunto, memorizar é simplesmente uma questão de dedicação e do uso de técnicas adequadas.

~ Leia mais em: www.dicasgratisbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite um comentário...