Como é gostoso um bom banho, seja ele de piscina, de mar, de banheira, ou até mesmo de chuveiro!
Quando ficamos muito tempo com os pés ou as mãos em contato com a água, observamos que eles ficam enrugados, mas por qual motivo isso acontece?
Para entender isso, é preciso saber um pouco mais sobre a pele.
A nossa pele é dividida em camadas. A epiderme é a camada mais externa da pele e é formada por células epiteliais. Na medida em que as células epiteliais vão sendo produzidas, elas vão ficando ricas em queratina e começam a formar camadas. Quanto mais células epiteliais são produzidas, mais camadas de células são formadas. Mas essas células epiteliais que compõem as camadas mais externas vão ficando velhas e morrendo, tornando-se, portanto, células mortas.
A queratina é uma proteína que está presente em nossa pele, unhas e cabelos, e ela tem a função de proteger a pele contra a desidratação, bactérias e corpos estranhos. Como usamos as mãos e os pés constantemente para realizar muitas atividades, a pele desses membros é mais espessa do que a de outras partes de nosso corpo, pois a queratina forma camadas, como já vimos antes.
Essa camada mais externa composta por células mortas possui células que já perderam o núcleo.
Quando ficamos com os dedos, a palma das mãos e os pés em contato com a água por muito tempo, essas células que não possuem núcleo começam a se encharcar de água e ficam inchadas. Para caber todo o volume de água que foi absorvido, a pele começa a enrugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite um comentário...