Depois de um dia cansativo sentimos muito sono. Isso acontece porque o nosso corpo está precisando descansar um pouco e para isso precisamos dormir. São necessárias no mínimo oito horas de sono por dia para que o corpo consiga descansar e, assim, aguente todas as atividades do dia seguinte.
Enquanto estamos dormindo, acontecem várias coisas importantíssimas no nosso organismo. É durante o sono que o nosso sistema imunológico se fortalece e há a produção e a liberação de hormônios para o nosso corpo. Um desses hormônios é o hormônio do crescimento: isso quer dizer que quando somos crianças crescemos enquanto dormimos. Por isso, quem dorme mal tem chance de apresentar problemas no desenvolvimento físico. À medida que envelhecemos, esse hormônio também é liberado, mas em doses menores.
Também durante o sono o hormônio leptina é liberado no organismo. Esse hormônio causa a sensação de saciedade. Isso quer dizer que em pessoas que dormem mal, o organismo quase não produz esse hormônio, aumentando as chances de engordar.
Durante o sono também há descanso e relaxamento de nossos músculos, por isso uma boa noite de sono favorece a memorização e o aprendizado.
Pesquisas feitas por cientistas mostram que uma pessoa que dorme menos tem mais chance de sofrer com pressão alta, infecções, diabetes e obesidade, além de passar o dia seguinte mal, cansada, com a capacidade de raciocínio comprometida e a coordenação motora também, em razão do cansaço físico.
Quando temos uma boa noite de sono, passamos o dia seguinte bem e aumentamos a qualidade e a expectativa de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite um comentário...